E mais um mês se passou e caminhamos a passos largos para a primavera! Os dias vão sendo maiores e parece que a calma e a esperança crescem com eles.
De muitas coisas de que vos poderia falar hoje escolhi as Velas e a Musicoterapia, duas coisas que penso funcionarem muito bem juntas e que podem complementar a ação terapêutica canina de que falamos na semana passada.
Primitivas fontes de iluminação (e atuais quando falha a eletricidade) as velas proporcionam-nos um ambiente calmo, aconchegante, seja pela sua luz amena ou pelos maravilhosos perfumes que podem exalar. Nenhum ambiente romântico fica completo sem umas velas, ou uma sessão de relaxamento, realmente emersiva… Se dispensarmos as fragrâncias por receio de incêndio ou de descuido, muitas são as alternativas, em cera ou em plástico, elétricas ou a pilhas, de todas as cores possíveis ou com todos os tons numa só – o ambiente relaxante está garantido!
Para complementar falta apenas a música, que como o ronronar dos gatos tem poderes curativos!
A cada um a sua música, aquilo que nos faz ressoar, que nos purga a alma, que nos lava o espírito, com que nos conseguimos identificar. Em diferentes fases da vida ou apenas diferentes momentos, diferentes músicas ou estilos musicais nos ajudam a centrar e assentar pés no chão. Mas à parte disso, e de forma autónoma, própria, certas vibrações de certas músicas, certas combinações de ritmo, altura, intensidade e timbre, têm poder sobre nós, poder curativo, devidamente documentado. Já Platão e Aristóteles sugeriam melodias construídas com determinados intervalos e escalas para facilitar o processo de aprendizagem dos jovens. Por isso, a Musicoterapia utiliza a combinação de sons como canal de comunicação para a promoção da saúde em áreas como a reabilitação motora, o tratamento de pacientes neurológicos ou psíquicos, ou tão simplesmente a prevenção de doenças e é tida também como terapia complementar da fisioterapia, psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, etc.
Portanto, num dia como o de hoje, ou em qualquer um outro, acende uma vela, põe a tua música favorita a tocar ou a tua sequência predileta e inspira os aromas, relaxa, centra-te, cura-te, estimula a tua imunidade e saúde! Põe o teu corpo a vibrar na frequência certa!
Be your self – Be your best – Enjoy your life