Saúde oral e sorrisos empoderadores

Já dizia o meu Bisavô que sim, que os dentes eram todos dele – pudera, pagara-os!!

Longe vão os galhos, folhas e os palitos de ouro. As escovas de osso e pêlos de animais ou os ramos de plantas com as extremidades desfiadas até as fibras funcionarem como cerdas.

Longe vão os tempos das pessoas desdentadas que arrancavam os dentes no barbeiro. Em que uns privilegiados substituiam alguns dos dentes por ouro – apesar de só me virem à ideia os piratas… 🤷‍♀️

Longe também vão os dentes tortos, lascados ou amarelados.

Felizmente a saúde oral entrou na figura e tornou-se importante. A prevenção chega a quase toda a gente na forma de escovas e pastas de dentes. O hábito de escovar após as refeições e ao deitar estão bem enraizados, pelo menos na sociedade ocidental.

Em Portugal, programas de parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação permitiram a escovagem nas escolas – ensinando o método correto e retirando a vergonha de o fazer em público – escovar os dentes tornou-se natural. Os cheques-dentista permitiram a muitas e muitas crianças o acesso gratuito a cuidados dentários preventivos e curativos. Ao longo de todo o seu desenvolvimento escolar.

Os cuidados de saúde oral tornaram-se mais acessíveis através de seguros de saúde e principalmente pela proliferação de profissionais qualificados – médicos dentistas e higienistas orais. Continuam dispendiosos, mas já todos compreendemos a sua importância, principalmente para os dentes e gengivas – evitando a maior parte das doenças da boca – mas também para que possa ser possível mastigar bem todos os alimentos, pronunciar bem todas as palavras e ter um sorriso empoderador!

Cada vez mais variedade de produtos vão surgindo, para se adaptarem às necessidades de cada um e também às necessidades do planeta, combatendo o excesso de detritos plásticos com escovas de bambu ou escovas feitas de materiais reciclados cujas cabeças podem ser trocadas!

Escovas com carvão que possibilitam substituir ou diminuir a quantidade de pasta de dentes usada!

Novas fórmulas vegan e de agricultura biológica chegam às pastas de dentes!

Há no entanto algumas regras de que te deves lembrar para potenciar ainda mais a tua higiene oral – seguem abaixo e a rimar para serem mais fáceis de fixar!!😉

A cada 3 meses e para não esquecer: Nova estação, nova escova na mão! No Outono, no Inverno, na Primavera e no Verão! – recomenda a Ordem dos Médicos Dentistas!

Uma “ervilha” de pasta de dentes é mais do que suficiente! 2 minutos no entanto tens de demorar – menos tempo do que isto não chega para escovar!

2 vezes pelo menos deves escovar, uma após as refeições outra ao deitar!

Mais dura não é melhor e ainda te pode aleijar – tem cuidado com a escova que estás a usar!

Esta nem todos sabemos: a escova é pra inclinar! 45 graus para junto à gengiva limpar!

Enquanto escovas, a torneira é pra fechar!! Mas não passes a boca por água – só a escova é para lavar!!

Entre-os-dentes e a língua também são para limpar – não deixes o trabalho pela metade! A tua saúde vai melhorar!

Be your self – Be your best – Enjoy your life!

Partilhar artigo!

Últimos artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *