Parece que é mas não é – professores (s)em férias

Chegamos agora d’uns dias, mesmo ao jeito de publicidade: Parece que é mas não é, que gosto de satisfação! Brasa é a bebida que aquece o coração!*

Publicidade à parte, é verdade que parece que é (neste caso parece que são) férias e se realmente fosse (fossem) bem que aqueciam o coração!!, mas, não, não estávamos de férias não e por incrível que pareça na realidade é quando se trabalha mais!

Sim, os miúdos estão em férias, mas não, os adultos não, estes estão enterrados em montanhas de papelada, piscos e cruzinhas, justificações de faltas e atas, fichas de informação e plataformas, sínteses, relatórios e inquéritos!

Esgotados e nem sempre satisfeitos com os resultados dos nossos meninos, lá fomos para um fim de semana prolongado, que não mais do que isso foi, porque na segunda já se está a preparar aulas e reuniões de pais! Ufa!

Profissão dantes venerada, ao nível do médico e do padre, o mestre foi agora substituído por animador de crianças, ama seca que as guarda até que os pais trucidados pela sociedade consigam chegar a casa para as alimentar, meter na cama e recomeçar o ciclo na manhã seguinte.

Poucos são os pais que valorizam realmente o papel do professor como educador e transmissor de valores e conhecimentos que abrirão muitas portas… a esses que ainda vêm mestres no cuidado dos seus filhos – bem-hajam!

E pronto, depois de emergir de um monte de papelada, respiramos fundo e lá voltámos para as nossas crianças que bem ou mal comportadas não nos são indiferentes! Algumas, fiéis depositoras de vastos cabelos brancos nas nossas cabeleiras, mesmo assim mexem connosco, fontes de frustrações porque nada mais conseguimos fazer por elas, sim, porque não sendo, mesmo assim são um pouco nossas e sim, vibramos com os seus sucessos e insucessos!

E nada mais havendo a dizer, depois de lida e aprovada vai esta ata assinada por mim que a secretariei!

E fico-me por aqui porque o demais é polémico pois em educação nada se implementa de um dia para o outro nem se avaliam facilmente os efeitos pois as gerações estão sempre a mudar, a sociedade tem outras necessidades, e as expetativas dos pais continuam as mesmas!

A TODOS OS MEUS QUERIDOS PROFESSORES – MENTORES, COLEGAS OU AMIGOS.

Be your self – Be your best – Enjoy your life!

*(publicidade à bebida solúvel Brasa da Nestlé dos anos 80).

Partilhar artigo!

Últimos artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *