“Tu és uma obra de arte em progresso; lembra-te disso sempres que te olhares ao espelho.”
Únicos como somos, somos sem dúvida obras de arte! Quer se veja pelo lado divino, quer se veja pela intrincada sapiência da natureza, tudo o que se conjuga para fazer um ser humano não pode ser menos do que arte.
E uma obra de arte é um conjunto de elementos e camadas que se sobrepõe e se ajustam, com diferentes profundidades e perspetivas, com diferentes brilhos e nuances quando lhe bate a luz.
Longe da perfeição, uma obra de arte pode ser construída, aperfeiçoada, polida ou acrescentada, moldada, partida, recolada, sem nunca perder a sua qualidade de arte.
Tal qual o ser humano que cresce e se reinventa, que muda e que aprende, que se ajusta ou se distancia, em constante movimento, em constante evolução!
Cada dia somos melhores, mais refinados, mais completos, mais sábios. Cada dia uma nova chance de acrescentar mais uma pincelada, uma polidela, uma nova parte completamente nova, complementando, avançando, para a obra de arte que nunca estará concluída!
Se cada dia fosse um fotograma que somamos e contemplamos no final da nossa vida, veríamos como qual barro nos moldamos e mudando, mudando, todos os dias diferentes, voltámos de novo ao barro ou às cinzas donde viemos.
Óvulo fecundado, embrião – feto – recém-nascido, bebé – criança – adolescente, adulto, idoso – já com rugas, que crescem e se aprofundam, bem marcadas como glórias de uma vida, mais rugas do que pessoa, pequenina, diminuindo de novo, até se fundir no Universo e voltar ao que foi antes e tudo começar de novo!
És uma obra de arte em progresso! Serás, toda a tua vida! Aprecia cada bocadinho, cada pincelada, cada traço, cada marca, cada cicatriz, porque são o que fazem de ti única, imprescindível, especial, em todo o Universo!
Be your self – Be your best – Enjoy your life!