Portes grátis a partir de 65 euros!

Treino e educação

Já vos contei aqui sobre a minha Katy que andava na rua sem trela. Sempre foi muito obediente e parava e andava ao comando, sem grande problema. Obviamente que tinha a sua trelinha, mas a maioria das vezes não era necessária.

Mas, para sua proteção, porque nem sempre sabemos o que aí vem, tanto carros com condutores distraídos, como cães mais agressivos que se soltam, é sempre bom ter os nossos bichinhos à trela.

Também já vou contei como a Del está treinada a seguir ao meu lado esquerdo, rédea muito curta, para a poder afastar de obstáculos e fazê-la sentir-se segura, porque como não vê (quase nada) fica nervosa e assustadiça e possivelmente reativa se algum dos muitos cães que frequentam o mesmo jardim se aproximar, sem ela se aperceber ou demasiado “animado”.

Mas, apesar de chato, confesso que preferia que cá em Portugal se tivesse o mesmo tipo de regras que há na Suíça. Lá, não é possível adotar ou adquirir um animal sem o devido registo e sem fazer um curso de treino e obediência OBRIGATÓRIO com aquele que vai ser o responsável direto pelo animal. Ou seja, numa família com vários cães, cada um terá tido treino com o SEU dono.

Resultado: animais calmos, que não ladram nem atacam os outros, felizes – pois sabem com o que contar, e seguros porque, por exemplo, só comem o que e quando o dono lhes dá!

Exagero??? Não!! 1° não há cá ladrões a dar miminhos aos cães para poder entrar em casa, 2° não há vizinhos invejosos a envenenar o cão, ou o bichinho inadvertidamente comer algo que encontra na rua ou no bosque!!!

E nem se fala nos famigerados poios que por cá há em todos os jardins, impedindo as crianças de usufruírem deles! Porque dá muito trabalho levar o saquinho e mais ainda dobrar as costinhas para apanhar os dejetos do cão!! Como já aqui disse antes, devíamos era estar a falar de treinar os donos!!!!

Mas quando se fala de treino o que vem mesmo à cabeça é quando eram bebézinhos e faziam asneiras por todo o lado ou roiam tudo o que apanhassem pela frente!

Estou claramente a ver a nossa Gigi, desesperadinha na rua, a tentar vir para casa, porque no abrigo onde a fomos adotar a tinham numa sala forrada com papel de jornal pelo que ela só conseguia fazer no papel de jornal!!

Eventualmente lá aprendeu a fazer na rua, especialmente depois de começar a desfrutar da liberdade no quintal da casa para onde íamos de férias, mas tínhamos sempre de ter um cantinho da varanda forrado com jornal para as emergências!

Já a Delfina é outra coisa. Bichinho recolhido da rua, só gosta de fazer na rua. Mas dada a sua condição de saúde, precisa de “ir à casinha” muitas mais vezes do que as que a podíamos levar e foi preciso recorrer aos empapadores de treino e à dose dupla: spray para afastar de um lado e spray para atrair do outro!!

Com alguma falta de jeito da nossa parte, lá conseguimos encaminhar o bichinho para fazer as emergências no cantinho ajornalado da Gigi e mais tarde na varanda em azulejo – na chão de madeira nunca fez!

Recordações das meninices, vamos tento pela casa, pois como todos os nossos bichinhos vêm para nós em tenra idade, maçanetas, rodapés e corrimões roidos é mato!

Ainda experimententamos o remédio caseiro de pincelar a madeira com tabasco, mas as bichinhas gostavam!!!!!! Por isso recorremos ao spray anti-mordeduras e com uns brinquedos para os bebés roçarem as gengivas doridas dos dentinhos a nascer e o passar do tempo, ficaram apenas as recordações – não houve mais ataques à madeira!

Já quanto a ‘”problemas femininos”, apenas a Katy menstruava. Era muito pequenina e por isso quase não se notava nada (ela também ia fazendo a sua higiene) mas as demais, gatas incluídas, por recomendação veterinária para evitar fugas, ataques, problemas com gravidezes e outros relacionados com cancros, foram todas esterilizadas, por isso nunca precisamos de usar cuequinhas do período.

De resto as gatas é um sossego. Tirando treinar a não ir para certos sítios (como para o móvel dos passepartouts, fazer gincanas entre as fotos dos familiares) basta por areia na caixa de areia e está o assunto arrumado! Ok, apanhar as bolinhas todas e deitar ao lixo diariamente. Mas é isso! Não há treino, é instintivo!

Be your self – Be your best – Enjoy your life!

Partilhar artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *