Chafurdar na lama ou regresso às origens!

Mais um dia internacional e este é dos divertidos e com base científica!

Ora chafurdar na lama implica necessariamente um contacto profundo com a natureza, eu diria até um “contacto imediato de 3° grau”, portanto, contacto mais direto é impossível!

Impossível também parece que haja tanto para dizer sobre um bocado de terra misturado com água! Ah, mas não há um só tipo de lama!

E para que conste, desde o básico contacto com a natureza aos benefícios medicinais, há lamas para todos os gostos! Até há lamas vulcânicas! E sim, há belas piscinas (naturais) de lama vulcânica morninha borbulhante com propriedades terapêuticas!

As cinzas vulcânicas são extremamente ricas em minerais, por isso os terrenos onde caem se tornam tão férteis, logo, umas lamas com essas cinzas são necessariamente muito ricas em “nutrientes” e mais uns quantos outros elementos naturais.

As suas aplicações terapêuticas são bem conhecidas, não só destas lamas naturais mas também as suas versões comerciais: toda a gente conhece as famosas máscaras de lama, daqui ou dali, incluindo do mar morto!, para cara ou para o corpo e até há para o cabelo!, em creme, pasta ou pó e também em sabonete! Claro está, cada tipo diferente de solo, dará um tipo diferente de lama ou barro, por isso há tantas diferentes, de verdes a vermelhas passando pelos várias tons cinza a castanho!

Mas bom bom para a alma é a velha chafurdice “à criança”, sem regras, sem pensar se é bom para os poros ou não, só brincar e rir e escorregar e sujar sem qualquer preocupação!!!

Já o nosso amigo porco, que de porco não tem nada, inteligentemente se besunta na lama, espera que a “máscara” seque e aí, qual “peeling” esfrega para que caia, não só a dita lama, mas qualquer porcaria que tivesse colada à pele para além das células mortas e dos parasitas! Portanto, limpo e fresquinho lá vai ele e nós a chamá-lo de porco!

Já nós, depois da chafurdice, precisamos de uma ajudinha com a roupa (vantagem para o porco), nada que também não se consiga com ajuda de produtos ecológicos e amigos do ambiente, e que não seja largamente compensado pelo lavar de alma que a brincadeira pura, o rir despreocupado, a descontração e relaxamento, nos trazem!

É que o objetivo do dia de hoje é mesmo o contacto direto com a terra, com os seus compostos, para estimular as defesas naturais, algo que nos faz tanta falta, especialmente depois de passarmos dois anos fechados em casa, principalmente para as crianças e jovens que mesmo antes da pandemia já não largavam os comandos dos centros de jogos para saírem de casa!

Vá lá, encharca o jardim, ou enche uma piscina insuflável de água e terra e toca a chafurdar!!! A máquina lava!

Ok, ok, não te queres sujar! Pronto, passa para a versão mais requintada e faz uma máscara!

Mas celebra o dia da lama. E sê feliz!

Be your self – Be your best – Enjoy your life

Partilhar artigo!

Últimos artigos

3 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *