Chegou o Inverno e a seguir chega o Natal!
A rotação total da Terra no seu eixo dura aproximadamente 24 horas, mas a sua velocidade pode variar de dia para dia e de ano para ano – por isso alguns dias se parecem realmente arrastar e nunca mais acabam, juntamente com a nossa agonia…
Ainda por cima recebe os raios do Sol de forma oblíqua (inclinada) e talvez por isso nos sintamos também inclinados na forma como vemos as coisas. De esguelha. Torcidas.
Mas nem tudo dura para sempre e a Terra e a vida, o universo, as circunstâncias, têm uma forma de se renovar, de se mexer, de nos dar de alguma forma compensação pelo que passamos e superamos até ao momento. Às tantas por isso temos os solstícios, momentos de viragem, final de uma etapa, momentos de respirar fundo e encetar novo caminho (bem, nova etapa no caminho porque o caminho é o mesmo ou a Terra não fosse redonda, e a vida em ciclos)! No solstício de inverno, no tocante à iluminação solar, acontece o dia mais curto do ano e, consequentemente, a noite mais longa, mas a partir daqui é sempre a subir! E ainda por cima temos o Natal à porta!
Dias maiores, mais um raiozinho de luz a cada dia, e menos escuridão a tentar entrar nos nossos corações… (já vou ter os notívagos e quem trabalha de noite à minha perna)! Com a Véspera de Natal numa sexta-feira, mais estes raiozinhos de luz, sempre teremos mais tempo para estar com quem amamos, mesmo que, em tempos de pandemia, apenas de forma virtual. Pequenas conquistas que sabemos à partida nos darão dias longos e quentes, algures lá mais para o verão!
Por agora deixemo-nos consolados com o friozinho, esperamos de neve iluminada, apreciando da janela estes dias maiores aos poucos conquistados às noites, agora, menos longas. E assim, pouco a pouco, nos vamos aproximando daquele que é por excelência o dia da família, em que para os cristãos se celebra a primeira família, e deixemos com isto aquecer os nossos corações!
Feliz Natal!
Be your Self – Be your Best – Enjoy your Life!