Com barba ou sem barba, da rija ou ainda a crescer, este artigo é para ti!
Símbolo de masculinidade e passagem para a vida adulta – ou não fossem os jovens apelidados de imberbes (como quem diz imaturos) – a barba tem muito que se lhe diga!
Ora na moda, das compridas e com direito a bigode revirado na ponta, ora postas de lado em troca de uma cara com “pele de rabinho de bebé”, a barba é uma questão cultural e social.
Ora símbolo de sapiência ora de falta de cuidado e higiene pessoal, “nascidas” para aquecer e proteger a cara contra agressões – tal como os restantes pêlos corporais – para além de filtrar o ar que se respira, as barbas mais densas podem criar uma barreira que protege a pele do rosto contra raios UVA e UVB, poluição, poeiras e outros elementos ambientais, agindo como uma espécie de filtro natural.
Servem também para distinguir os machos das fémeas nessa dicotomia biológica que é o dismorfismo sexual.
Com ou sem, uma coisa é certa: não te livras de cuidar dela! Seja raspando ou cortando todos os pêlos usando um sabão, creme ou espuma de barbear ao que se segue um creme ou bálsamo para hidratar a pele, seja lavando com champô-gel 2 em 1, hidratando a pele e nutrindo a barba com óleo e depois, para os mais arrojados, dar-lhe forma com uma cera – o cuidado pessoal é muito importante! Por motivos de higiene e por motivos de saúde: uma barba não cuidada pode levar à descamação da pele, a pruridos e até infeções fungicas e bacterianas!
Escolhe o teu estilo! Expressa-te! Be your self – Be your best – Enjoy your life!