Portes grátis a partir de 65 euros! Devoluções até 30/01/25 - SEM FAZER PERGUNTAS!

E cá vamos nós de novo! – um post sobre confinamento.

Bem, já choraminguei sobre o meu antebraço e os meus olhos, só falta choramingar sobre o meu rabo. Talvez, ou talvez não, as minhas queridíssimas hérnias também estejam relacionadas com o trabalho mas, ter o rabo sentado numa cadeira dura durante 8/10 horas seguidas (ok, menos 30 minutos para me sentar no banco ainda mais duro da cantina para comer) certamente não ajudaram. Acredites ou não, a coisa chegou a um ponto em que não podia ter um cinto nas calças ou sequer um elástico ajustável, pelo que as calças caíam-me pelas pernas abaixo o dia todo! Sair da cadeira era um espetáculo divertido, mais hilariante conforme aumentava o tempo sentado ou a dureza da cadeira! E dormir também era um desafio divertido, a maioria das noites com o rabo ao léu!!! Limpezas em casa era certo que me garantiam no mínimo uns dias de cama mas uns dias de cama garantiam-me outra “dança” hilariante só para mudar de posição na cama – tinha que puxar pelo pijama porque a cintura estava bloqueada. Aí: anti-inflamatórios, pomadas, movimentar-me e começar tudo de novo!

Agora com o confinamento a recomeçar um pouco por todo o globo, empresas a fechar e teletrabalho obrigatório, ter um ambiente de trabalho em casa agradável é mais importante do que nunca. Especificamente a forma como te sentas ao computador: a menos que tenhas crianças pequenas (ou não tão pequenos animais de estimação) a chagar por atenção o tempo todo ou a agarrem-te o braço quando tentas escrever no teclado, normalmente ficas sentado um bom bocado. Uma das minhas favoritas é uma velha cadeira lazyboy, vinda diretamente dos anos 90, uma prima da “Rosita” do Joey Tribianni’*, tão tão velha que já não é para gente preguiçosa (lazy people), apenas para pessoas que apreciam uma barra metálica metida no fundo das costas. A forma de me conseguir sentar nela, a torrar ao sol, portátil no colo, por mais de 5 minutos é com a minha almofada de apoio lombar – para além de descomprimir o cóccix apoia as minhas costas evitando que me afunde e sinta a tal barra! Temos que torrar ao sol o máximo que pudermos e fazer vitamina D ou no fim do confinamento parecemos um vampiro descalcificado!!

Na realidade tenho três almofadas – provavelmente não precisaria delas as três se andasse com uma almofada comigo, mas elas servem propósitos diferentes (pesos …) e uso-as em diferentes situações: a almofada de látex para me sentar por longos períodos de tempo em cadeiras sem suporte dorsal ou feitas de materiais muito duros, a almofada de espuma viscoelástica para o assento do carro ou cadeiras feitas de materiais muito duros mas para sentar durante menos tempo e a almofada de suporte lombar para a lazyboy e para a cadeira de escritório!

Assim, de rabo bem aposto e os pés firmemente no chão, virei-me para o meu portátil, muito bem colocado em cima do seu pedestal de suporte de computador , no ângulo certo para poder ler para o ecrã e notei o fio do meu rato vertical RGB entrançado com o carregador do smartphone e com o carregador do portátil! Que confusão! E se o pedestal acima mencionado não fosse realmente estável com borrachas antiderrapantes e ímanes, eu ainda estaria agora a espernear e gritar, porque ao pegar no carregador do telemóvel veio tudo junto e quase se esparramou tudo no chão. PORTAAAANTO, lá me levantei DE NOVO e fui buscar o meu organizador de cabos! Pus tudo no seu devido lugar, apenas com o comprimento de cabo estritamente necessário solto, e sentei-me de novo! Bem, e esta é a versão simpática porque antes de ter a minha almofada de suporte lombar, sempre que me levantava o meu rolo de toalha ia ao chão… e aos meus nervos! Tentei um rolo lombar de fisioterapia mas era o mesmo: eu levantava-me aquilo caia! A solução: aalmofada de apoio lombar2 em 1!!! Agora posso FINALMENTE acabar este post do blog, sem receio de ficar presa à cadeira, ou perder as calças para o chão (ou ficar com um torcicolo ou dores no antebraço), porque com todos estes cuidados as minhas hernias estão a dar-me um descanso.

Portanto, uma posição sentada ergonómica com as costas direitas e apoiadas, rabo bem acondicionado, pés bem descansados no chão e o ecrã do computador ao nível dos olhos, teclado e rato ao alcance das mãos, cotovelos e joelhos num ângulo de 90°, é da maior importância! Ah! E não te esqueças dos óculos de bloqueio da luz azul e de fazer pausas para andar um pouco! Dá aos miúdos ou aos animais de estimação a atenção que eles queriam! Já sabes o que sempre digo: prevenção, prevenção, prevenção! E se não tiveres estas almofadasou suportes de computador maravilhososem casa (enquanto esperas pela tua encomenda ) podes sempre arranjar as soluções “Faz tu próprio” que podes encontrar aqui!

*Da série de televisão dos anos 90 “Friends”

Partilhar artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *