Com tudo o que se está a passar, um Natal com restrições legais, morte e pânico por todo o lado, precisámos realmente de uma festividade para pôr todas as nossas mágoas para fora e purgar a nossa alma para o Natal ou apenas para festejar porque nos apetece. De certeza que os velhadas se lembram de tal festividade: um “Arejar de Mágoas”, umas “Façanhas de Força”, um poste de alumínio e um jantar de rolo de carne… Sim! Tu lembras-te! FELIZ FESTIVUS!!!!
Bem, para vocês crianças, mais novas que os anos 90’s, o FESTIVUS é uma festividade eternizada pela série de televisão “Seinfeld” dedicada a todos aqueles que se sentem de fora porque não festejam o Natal ou o Hanukkah ou o Kwanzaa ou o Ramadão ou o Diwali ou que apenas precisam de uma desculpa para festejar! Em vez de uma árvore, um poste de alumínio sem decoração é o símbolo do Festivus que é celebrado com um jantar de rolo de carne seguido das “Façanhas de Força”.
Mas a tradição mais importante do Festivus, o ponto alto de todas as celebrações, é o “Arejar de Mágoas”. Este é o momento especial em que podes dizer a alguém quão desapontado estás com tudo o que fez ou não fez durante o ano que passou. Não é divertido!? Com certeza uma data para lembrar e celebrar ao longo dos anos! Aposto que, de coração limpo, com todas as mágoas em cima da mesa, tudo às claras, tudo dito e feito, as pessoas se dariam muito melhor, porque este é um Natal diferente, talvez um para refletir em certas coisas, como “Precisámos realmente de toda esta tralha comercial?” ou “Como eu queria ter toda a família à volta da minha mesa…”
Nestes últimos anos, perdi o meu amor pelo Natal. Costumava ser a minha época do ano favorita: embrulhava todos os presentes com redobrado carinho, pensando em especial na pessoa para quem eram, e que foram comprados algures em Agosto quando vi aquela prenda perfeita; vestia as cores do Natal e usava meias de Natal; cantava constantemente canções de Natal; punha a árvore lá para 1 de Novembro, decorava a casa toda e começava a desejar Feliz Natal a toda a gente a partir daí – era uma época muito especial. Mas depois, aos pouquinhos, as meias foram ficando para o fundo da gaveta, não havia mais canções, não havia “Feliz Natal!!!!!” e até a árvore ficava tristemente montada o ano todo. A única coisa que se mantinha era a Ceia de Natal e o Almoço de Natal em família, a vermos juntos os mesmos filmes de sempre com profunda gratidão por terem preparado tudo e apenas me receberam.
Pensava que era porque estava a ter problemas muito complicados no trabalho que me deixavam tão cansada e desligada de tudo, mas começo a pensar que talvez realmente se devesse ao Natal estar a perder a sua magia e aconchego familiar, para passar a ser uma coisa comercial. Se a família não pode estar toda junta independentemente de onde vieram as sobremesas e o cabrito ou se há presentes para os adultos, então não é Natal.
Não me interesso realmente pelos presentes. As pessoas são os presentes! Há uma pequena história a circular no Facebook que expressa exatamente isto: “Quando eu era criança perguntei à minha mãe o que queria de prenda de Natal e ela respondeu “Saúde e que não falte não falte ninguém à mesa”. Respondi “Isso não é um presente a sério!” mas agora compreendo o que ela realmente quis dizer!” E é realmente verdade. O verdadeiro significado do Natal é que nos juntemos todos e de que ninguém falte à mesa!
Este ano muitos vão faltar, devido ao Covid-19 ou devido às restrições… Celebremos com a família nuclear e a família alargada por video-chamada para que no próximo ano todos nos possamos sentar a uma mesa! E por agora, vamos chutar isto tudo no rabo e ter um grande FESTIVUS!
4 Responses
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
Thank you Binance! It’s very heartwarming to ear that!
After reading your article, it reminded me of some things that I studied before. The content is similar to yours, but your thinking is very special, which gave me a different idea. Thank you. But I still have some questions I want to ask you, I will always pay attention. Thanks.
Thank You! So, what do you want to know??