Honra o teu Velhinho

Numa época em que a esperança média de vida tem vindo a aumentar seria de esperar ou pelo menos seria desejável que tivéssemos mais respeito e cuidado para com os nossos idosos.

Ao contrário de outras culturas que veneram os anciãos, hoje em dia os nossos são carne para canhão, como quem diz fonte da pensão de velhice pro sustento lá da casa.

Claro que não se pode em absoluto generalizar, mas os números dos idosos maltratados não deixam dúvidas: são demasiados os que sofrem abusos e maus-tratos. É algo que não consigo compreender.

Para mim maus-tratos a qualquer tipo de ser vivo, crianças, idosos ou animais é absolutamente impensável, mas infelizmente acontece com demasiada frequência.

Não compreendo que seres que nos deram vida, mal ou bem fizeram o melhor que sabiam e podiam, por nós ou pelos nossos pais, sejam tratados com desprezo, sejam deixados ao abandono, sejam batidos, insultados, desconsiderados, deixados doentes, à fome, e a magra pensão que recebem sirva para tudo menos para os seus cuidados!!

Dá trabalho?? Dá! Também vocês lhes deram! Horas atrás de vocês a ver se comiam um ovo mexido, ir levar ou buscar à escola, toneladas de fraldas lavadinhas à mão quando não as havia descartáveis, quiçá passar fome para que nada vos faltasse, sem férias ou uma peça nova de roupa para que as pudessem ter vocês…

Não compreendo! Tanto saber de experiência feito deixado ao desprezo, ao desdém; tanto amor, carinho e cuidado, paciência e histórias sem fim, mãos que acolhem e abraços que cuidam, completamente desperdiçados!!!

Cuida do teu velhinho como um dia ele cuidou de ti! As crianças precisam tanto dos avós!! São tão mais válidos do que possamos pensar!!! E não, não faças aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti! Porque cada dia para lá caminhamos, e depois?, quem cuida de nós, da população mais envelhecida de sempre??!!

Quebra a corrente! Bate o pé! Opõe-te! Por um fim de vida condigno, produtivo, acompanhado, com sentido, com vida!

Be your self – Be your best – Enjoy your life!

Partilhar artigo!

Últimos artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *