
Parece que 2023 é um ano dedicado à família! Quem está desse lado tem visto que entre Dias de… e alguma divulgação de produtos com uns loucos tutoriais à mistura, muito se tem despido a minha alma e nem ainda o ano vai a meio. Pois calha que hoje é Dia dos Irmãos e também tenho disso!!
O meu maninho, que é mais novo, de “inho” só tem mesmo isso!
De resto é “ão” em todo o resto, desde
grandão – muito mais alto do que eu;
paizão – passou-me a perna em uma cria humana; de momento trocamos em termos de canídeos: perdi um eu, ganhou um ele; em felinos dobra a parada; eu ganho nos répteis mas perco redondamente nos ciprinídeos!;
a
Homenzão – sim o H é mesmo grande, porque me refiro à pessoa e não ao género; porque é um académico de alto gabarito; alguém que se empenha a 100%; alguém que acredita na procura da verdade, na verdadeira essência da descoberta; alguém para quem há sempre três versões de uma história – a de um, a do outro e a verdade!.
De pequeninos ressalta a frase “Ao meu irmão só eu é que bato!!!” mas a verdade é que entre as férias com os avós (com quem eu ia para todo o lado), a universidade que levou cada um para seu lado durante muitos anos e a vida que nos fixou geograficamente distantes, foram poucos, embora muito significativos, os momentos de profunda partilha: um curso que fizemos juntos, um projeto que iniciámos juntos e ele teve de o ver desfazer-se à distância…
Descobrimos similitudes, descobrimos o outro, e um profundo orgulho pelas qualidades e capacidades foi nascendo.
Seja como for, é o meu maninho. É impossível entrar no mesmo espaço físico sem que um profundo amor, orgulho, um sorriso rasgado de canto a canto, me deixem obviamente a descoberto no que toca a sentimentos e claro, sempre, aquele abraço!!! É mais forte do que eu.
Não há como enganar. Nestas coisas do coração, não sei mentir, não sei esconder, é tudo absurdamente óbvio. O brilho nos olhos e o sorriso rasgado dizem tudo!
Mais pares de manos me enchem a vida: “o mano” e a mana que partilham aniversário, “a mana velha” e o mano novo, ela mais mãe do que irmã nos 10 anos que os separam… sempre o mesmo brilho nos olhos, o mesmo sorriso rasgado, o coração que não mente!
Gente!!! Família é tudo! Seja a que biologicamente nos foi determinada, seja a que de alma e coração escolhemos, mas família, é tudo o que temos!!!
Feliz Dia dos Irmãos! Amem muito os vossos, presentes ou ausentes, biológicos ou não!
Be your self – Be your best – Enjoy your life!