Missão canina
Todos os cães são especiais mas uns em particular merecem toda a nossa consideração.
Sempre alerta, estão ao serviço 24h por dia, sacrificando-se pelo seu dono, dando tudo por ele, desde conduzir por/para todo o lado, a detetar baixos níveis de açúcar no sangue!
Abegnadas criaturas fazem a sua existência da ligação com o seu dono. Têm que lhes ordenar que relaxem, que deixem o serviço, que sejam cães, por um bocadinho.
Falo claro dos Cães-guia ou Cães de Serviço, dado que hoje é o seu dia!
No grande campo da discussão cão vs gato não temos paralelo para o Cão-Guia. Não há gato que dadas as suas dimensões possa conduzir o dono por aí (a menos que seja uma pantera ou leão), podendo no entanto ser animal de suporte. Não estou no entanto a ver um gato a aguentar um dia inteiro a andar de um lado para o outro sem sossego nenhum, mas há-os de todos os feitios pelo que não digo que não seja possível.
Agora, nos cães isso é inato. Até quando joga a seu desfavor e são maltratados e abusados e mesmo assim continuam cheios de amor, lealdade, dedicação… Às vezes esta subserviência irrita-me, parece falta de personalidade, mas é impossível não nos rendermos ao amor puro, à noção de serviço, de missão, ao instinto protetor tão profundamente enraizado.
Esperemos que este dia sirva para nos consciencializar não só para o trabalho árduo destas criaturas como para a sua bondade e tratemos com maior reconhecimento e carinho estes animais que tudo dão pelo seu dono e que muitas vezes quando os vemos estão a trabalhar!
Be your self – Be your best – Enjoy your life!