Embora seja o Dia Mundial da Cortesia ao Volante, Dia Mundial da Higiene das Mãos, Dia Internacional da Parteira e Dia Mundial da Língua Portuguesa, não desfazendo da importância de consciencializar para a importância, por vezes crucial, das várias temáticas, ou de prestarmos homenagem a profissionais que damos como garantidos e a quem nem nos lembramos de agradecer, BOLAS QUE HÁ MESMO MUITOS DIAS INTERNACIONAIS DE…! Se fôssemos comemorar todos, estávamos sempre em festejos e já nem daríamos a devida importância ao facto a consciencializar. Por isso fico-me pelo Dia Mundial da Língua Portuguesa.
O Português é um bicho raro. Tanto conquista o planeta todo, levando a cultura portuguesa, suas crenças e valores aos quatro cantos do mundo, como fica amorfo no seu canto e nada faz. Capaz das maiores proezas e de se unir em torno de uma causa, como de deixar andar e não ligar nenhuma a tanto de errado que se passa à sua volta. Suprassumo, epiteto do Português é o famoso “Desenrascanço” ou “Desenrascar”, palavra tão nossa quanto “Saudade” e que define tão bem o Português. Para o bem e para o mal, pois o espírito de desenrascar é o que torna os cientistas e investigadores portugueses grandes entre pares mas o desenrasque do “dia-a-dia” e do “deixa andar” é o que faz com que não saíamos do mesmo (desenrascamos em vez de fazer…)!
Conta-se que “Numa convenção em Nova Iorque reunia-se a comunidade científica para ver a apresentação de uma nova máquina. No entanto esta não funcionava e contactado o técnico este demoraria três dias a vir de São Francisco. Então, o cientista português, para espanto dos demais, começa a andar de volta da máquina, espreita daqui, espreita dali, diz “ahã, deixa cá ver!”, pega no canivete que tem no bolso, aperta um parafuso e já a máquina funciona!!!”. Por mares nunca dantes navegados, munidos deste tão famoso desenrascanço, do Capitão ao Homem do Leme, levaram à gente remota a língua viva que hoje se celebra, tornando a Língua Portuguesa uma das línguas mais faladas a nível mundial nas suas múltiplas variantes, reflexo da presença portuguesa pelo mundo, falando, lendo, cantando em PORTUGUÊS!
6 Responses
After reading your article, it reminded me of some things I studied before. The content is similar to yours, but your thinking is very special, which gave me a different idea. Thank you. But I still have some questions I want to ask you, I will always pay attention. Thanks.
Hi there!! You can ask any time!
I am a website designer. Recently, I am designing a website template. The boss’s requirements are very strange, which makes me very difficult. I have consulted many websites, and later I discovered your blog, which is the style I hope to need. thank you very much. Would you allow me to use your blog style as a reference? thank you!
Hi Gate! Yes, of course!
The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve my paper, thank you.
Well, Gate, you’re so very welcome! Glad to help!