Portes grátis a partir de 65 euros!

Tudo sobre ir de encontro às expetativas

Gerir expetativas. O trabalho mais difícil que alguém tem de fazer. Não podes definir expetativas muito baixas mas também não as podes definir muito altas – nunca sairás de onde estás agora, no primeiro caso, e podes nunca chegar aonde queres, no segundo caso.
Portanto, o que fazer?! Eu prefiro a estratégia “o céu é o limite” para as minhas expetativas pessoais – acho que vocês têm dado conta disso! – mas gerir o que os outros esperam de nós é muito mais difícil. Conseguimos viver connosco (não temos outro remédio – mais vale começar a gostar de nós próprios – vamos ter que nos aturar durante muito tempo). É mais fácil apenas dependermos de nós para nos motivarmos e sermos compreensivos connosco e nos darmos um desconto, mas quando ainda temos que encaixar aquilo que os outros esperam de nós, é muito muito mais difícil. Podes definir os teus objetivos, e ritmo, e horários, mas se alguém espera outra coisa de ti encima disso, a maioria das vezes, tudo desmorona.
É por isso que estabeleço o que os outros esperam de mim baixinho e as minhas próprias expetativas um pouco mais altas – a maioria das vezes surpreendo (ninguém estava à espera daquilo!). Nas restantes faço o que é suposto. Se eu deixar alguém estabelecer expetativas muito altas, tudo vai correr incrivelmente mal, mesmo que o resultado seja o mesmo que se as expetativas fossem baixas.
Por isso nunca prometo nada. Assim, ninguém está à espera de nada e tudo corre bem, seja o que for que aconteça! (Mas para mim estabeleço-as altas e dou tudo por tudo para conseguir o melhor).
É de mim ou também acontece a alguns de vocês? E isto não é uma pergunta retórica. Também se vêem à rasca para gerir as expetativas? Estão a ser justos convosco quanto ao que esperam de vós? Porque por vezes projetamos em nós próprios as expetativas dos outros e acabamos a sobrecarregarmo-nos e a metermo-nos no caminho para o falhanço.
Isto lembra-me muito o Dia da Mulher que de certa forma representa as dificuldades de todas as mulheres e estas têm muito a ver com expetativas! Espera-se que um homem sustente a família e tenha um certo papel na sociedade. Hoje em dia aceita-se que este papel e expetativas seja partilhado entre o casal mas isto leva a um acumular daquilo que se espera de uma mulher para além daquilo que ela espera dela própria! Sempre disse “as mulheres fazem tudo melhor que os homens e de salto alto!” e ainda acredito nisso, mas isto tudo não será demais??? Tens que ser bonita, e uma profissional incrível, e uma Mãe maravilhosa, e uma grande dona de casa e mesmo que o parceiro(a) divida tudo contigo, ainda sentes o fardo!!!
Estás a sentir este fardo? Estás a esperar demasiado de ti? Os homens também sentem este fardo (ou um fardo diferente)? Os homens também esperam demasiado deles próprios? Estaremos todos a sermos justos para connosco?
Tento ser grata. Grata pelo que me é dado. Mesmo que não seja o que eu queria ou aquilo que pedi. Sou mais feliz assim. De outra forma as minhas expetativas de obter o que queria ou o que pedi seriam frustradas e eu nem repararia naquilo que tenho e que está logo ali para mim.
Talvez este seja um post para ler e pensar uma e outra vez antes de fazer sentido. Não espero que me respondam !

Partilhar artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *