Nunca pensarias que o stress e longas horas de trabalho poderiam afetar a tua visão, os teus olhos – mas afetam!!!
Enquanto trabalhava com a famosa folha de cálculo de que já vos falei e mais alguns ficheiros que tinha em mãos, comecei a notar algumas dificuldades a ler as legendas dos filmes na TV. Mas não liguei muito.
Então a coisa piorou, ao ponto de ter episódios em que via auras ou estrelas, que foram verdadeiramente assustadores… Quando fui finalmente ao médico tinha perdido 40% de visão no meu olho direito, exatamente o lado onde acumulo mais tensão… O nervo ótico estava tão tenso que tive imensa dificuldade em me habituar aos óculos graduados ao ponto do olho dar guinadas de dor quando tirava os óculos!!!!
Portanto, prevenção, prevenção, prevenção! Se eu tivesse usado óculos que filtram a luz azul, e usado a regra do 20-20-20*, especialmente naquelas longas noites em que ficava a trabalhar, a minha visão nunca teria piorado tanto! Tem cuidado contigo! Não deixes o stress e as longas horas de trabalho interferir com a tua preciosa saúde! Se vês muita TV ou usas ecrãs à noite, ou com pouca luz ou por muitas horas, usa filtros de luz azul, diretamente no ecrã do computador ou da TV ou em óculos, especialmente se estás a trabalhar a partir de casa!
* A regra 20-20-20 – A cada 20 minutos devemos olhar para um ponto que esteja a 6.096 m (20 feet) durante 20 segundos – isto ajuda os nossos olhos a relaxarem. Também devemos usar gotas para os olhos ao longo do dia para os manter lubrificados enquanto trabalhamos no computador ou outro tipo de ecrã e sentarmo-nos a um braço de distância (cerca de 25 inches – 63.5 cm) do nosso ecrã. Não te esqueças de ter o teu ecrã elevado e diretamente em frente aos teus olhos (não deves olhar para baixo ou para cima paraver o computador). Muitos de nós sentamo-nos demasiado perto do computador e acabamos a ter tensão ocular – mesmo sem saber!
Uma resposta
[…] (para todas as partes que se possam almofadar) a suportes para portáteis a mesas ajustáveis e óculos de proteção de luz azul – lá se concluiu que é muito complicado ter de andar por tantos sítios para encontrar uma […]