Um passeio no Parque


Os dias aquecem (anormalmente até, para esta época do ano) e começa a vir aquela vontadinha de contactar com a natureza, sair de casa, conhecer coisas novas, acampar, subir montanhas, fazer desportos radicais, tudo o que nos permita estar no exterior – para interior bastou o inverno!

Muito já temos dito sobre caminhadas e paisagens, sair do nosso canto, ir conhecer, mas neste nosso maravilhoso país há sempre muito por onde andar e hoje não é exceção.

Hoje é o Dia de um tipo de parque diferente, sem ser aquele onde levamos o nosso exemplar canino diariamente. Não, um parque natural é uma área protegida por lei com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional. Podemos ir visitar levando a família e o canídeo, mas tem muito mais que se diga do que o simples jardim de todos os dias ou o parque da cidade, mesmo que único em toda a Europa.

São 13 os Parques Naturais em Portugal: Alvão. Arrábida, Douro Internacional, Litoral Norte, Montesinho, Ria Formosa, São Mamede, Serra da Estrela, Serras de Aire e Candeeiros, Sintra-Cascais, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Tejo Internacional e Vale do Guadiana, todos tão diferentes e exemplos, alguns deles, da harmonia possível entre o homem e a natureza.

Quando a escolha dos materiais a usar na construção ou a forma ou o local para o fazer têm em conta os materiais e características da zona, é possível alcançar a harmonia com o que nos rodeia.

Quando aproveitámos os recursos à nossa disposição num dado local e os usamos repondo e não ultrapassando a capacidade de dar desse ecossistema, é possível alcançar a harmonia com o que nos rodeia.

É isto que estes parques nos tentam mostrar. Que para além das paisagens naturais também é possível ter paisagens seminaturais e paisagens humanizadas que estão em equilíbrio com o ecossistema, que não ferem o ecossistema, que dele são parte integrante, porque o Homem não explorou e apenas se adaptou, usando práticas e culturas que respeitam a natureza e assim ela o respeitou também e vivem em harmonia.

Parte então à descoberta, dos Parques Naturais e de ti mesmo, encontrando o que é Be your self – Be your best – Enjoy your life!

Partilhar artigo!

Últimos artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *